Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre preconceito na Itália

Ou então: Marco Feliciano fazendo escola…

Hoje o assunto é chato, polêmico e sempre me deixa pooota da vida.

Quando se é um estrangeiro, e temos que recomeçar tudo do zero tudo dá medo, né. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi na universidade. Porque antes de começar eu tinha aquele medo constante de não conseguir acompanhar o ritmo, e de que os futuros colegas de classe me tratassem como incapaz/inferior. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. :)

Nesse meu primeiro ano vivendo na Itália, devo admitir que foi muito melhor do que eu pensavaa que seria. Graças a God eu consegui me integrar na vida aqui, e todas as pessoas com quem tive contato sempre me acolheram muito bem.

Mas, infelizmente, sempre tem um fila da poota pra estragar, né… comigo não poderia ser diferente. Ha algumas semanas, eu estava saindo do hospital, onde tinha ido pra marcar uma consulta, e bem na porta principal tinha uma van estacionada, com muitas pessoas na frente com um megafone e cartazes. A van tinha a identificação de uma igreja evangélica muito famosa no Brasil, mas não vou citar o nome porque não quero ofender ninguém que faça parte dela. Afinal, não são todos que pensam da mesma forma. Eu espero!!

Essas pessoas todas, estavam alí na frente do hospital pra prostestar contra os negros, estrangeiros e homosexuais (WTF??).

Eles gritavam dizendo que nós erámos indignos que ocupar os mesmo espaços que eles (cadê Hitler??), que nós erámos impuros, que disseminávamos as ordens do “bicho preto” na terra. E que era culpa nossa, se a Itália está passando pela crise atual (cadê Berlusconi??).

Diziam que não erámos criaturas de Deus. Que Deus isso, e aquilo outro. A cada duas palavrinhas, enfiávam Deus nos meio… Preconceito desfarçado de religião. Que tristeza…

Eu, como negra e estrangeira, me senti tão ofendida, tão machucada que a única coisa que eu queria naquela hora era sair correndo dalí e parar de ouvir toda aquela merda. Minha raiva foi tão grande que nem tive ação, mas “por sorte” nenhum desses idiotas chegaram perto de mim, porque se acontecesse, se viessem apontar na minha cara (como fizerem com um rapaz negro que tambèm saia do hospital) ahhhh moleque… Aí sim, eles iam ver o bicho virar gente!

Corri pra parada de onibus, e o primeiro que parou eu entrei. Desabei no choro e uma senhorinha, branca, italiana, e muito simpática me perguntou se tava tudo bem. Eu disse que sim, que tinha sido só um “susto”. E ela me disse que todos os “sustos”, assim como todas as alegrias da nossas vida serviam pra nos ensinar alguma coisa. E que tudo, t-u-d-o, tinha uma razão de ser, sempre positiva. Bastava só a gente abrir os olhos pra ver.

Ela tava certa. Porque, naquele dia, e naquela hora essa senhorinha foi a minha conclusão positiva. Não importa quantos idiotas, extremitas, Marco Felicianos, preconceituosos existam por aí. Sempre vai ter alguém pra te confortar ou te dar um sorriso. Basta só prestar atenção.

Até agora não consigo explicar o motivo de tanto ódio. Só pode ser ignorância…

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Linda, fashion annnnd mulçumana

Eu nunca tive uma amiga mulçumana, e no Brasil as pessoas que seguem os ensinamentos de Alah ainda são poucos. Pelo menos, antes de eu vir morar do lado de cá, eu nunca tinha visto uma mulher mulçumana. A não ser nas novelas da Glória Peres…

Na minha cidade, eu sempre encontro mulheres mulçumanas e pra ser bem sincera, as que eu vejo por aqui são muito diferentes de Jade & Cia.

Someeeente por amor… ♫

Até que minhas horas perdidas no o Instagram me deu frutos, e me fez “conhecer” a @Dalalid.

Ela é uma moça, do Kuwait, linda de viver (que sobrancelhas perfeitas), mega estilosa e chique no “úrrrtimo”!!

dalalid-insta1@dalalid

Além de ser instagramer a Dalalid tabém tem um blog, onde ela posta basicamente sobre moda (looks do dia e tal) e make up. Ela tem aqueles traços, característicos do oriente médio, que eu acho lindo.

dalalid-insta2Fonte: Instagram

Nos seus looks do dia, ela usa e abusa de marcas  caríssimas famosas e das ultimas tendencias do muninho fashion. Eu sou uma mulher do tipo jeans, sapatilha e camiseta, mas acho lindo quem passa um tempo planejando o que vestir, e tem sempre aquela cara de SOU RYYYCAH, MEU BEM!

DalalidGlamour…

O fato de eu sotolinear a preferência religiosa dela, é somente pelo véu. Visto que para nós, algumas mulheres ocidentais, os cabelos tem um peso enorme na estética. E isso é o que eu mais gosto ao ver as fotos da Dalalid, percebo que não é o cabelo liso, comprido, sempre brilhante e arrumadinho, que faz a gente ser bonita. Somos nós mesmas e nossa autoconfiança em nos sentirmos bem, por dentro.

Tô me descobrindo, e sendo feliz assim. =)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dietando por amor – Cous Cous com frango e verdura

Não, você não leu errado, tô dietando. Mas antes de você começar a pensar que sou louca de querer perder peso, sendo já magra, relaxa…

A dieta não é pra mim, não. É pro maridex, e só pra gente não ter que se preocupar, no futuro, com qualquer possivél problema de saúde. Bate na madeira!!

Ele aproveita pra perder um quilinhos, e eu aproveito pra comer saudávelmente. E assim, somos uma família feliz. ♥

Então, pra me lembrar das receitas que fizeram sucesso, e pra dividir coisinhas gostosas com você, de vez em quando vou postar aqui no blog receitinhas gostosas, leves, e last but not least rápidas. Porque passar horas no fogão não combina com a minha vida de mulher moderna impaciente.

No dietando por amor  de hoje temos:

Cous cous delícia com frango e verdura

2013-04-22 20.04.03

Ingredientes: (para 3 pessoas)

  • 200g de cous cous
  • 300g de peito de frango
  • 1/2 copo de vinho branco (opcional)
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • tomate cereja (a vontade)
  • 1 zucchini / abobrinha
  • 1/2 pimentão vermelho grande
  • 2 cenouras pequenas
  • Olio extravirgem de oliva
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • Sal

Modo de preparo:

Corte o peito de frango em pedacinhos ou tirinhas, e reserve. Corte todas as verduras em pedaços pequenos, e reserve. Em uma panela frite a cebola e o alho até dourar. Acrescente o frango, e o tablete de caldo de galinho esmigalhado. Refogue até o frango ficar mais branquinho, neste ponto acrescente o vinho branco, e em fogo alto deixe o alcool evaporar. Acrescente pimenta e sal – se necessario. Acrescente todas as verduras e meio copo de água. Deixe cozinhar por 30 minutos, misturando de vez em quando.

Cous cous:

Coloque para ferver, em uma panela funda, 200ml de água e sal. Assim que a água começar a ferver desligue o fogo, acrescente um fio de óleo, e o cous cous. Tampe a panela, e espere 5 minutos. Ao descobrir a panela, esmigalhe o cous cous com um garfo (como se estivesse arranhando ele).

Pronto. Agora é só misturar a farinha de cous cous, com o frango em um recipiente e bom apetite!

Cous Cous Collage

* O mais legal do cous cous, é que você pode fazer como quiser. Com as verduras e  legumes que quiser e tiver, com ou sem carne, com ou sem frutos do mar. Além de ser super rápido, versátil, light e gostoso, é muito saudável. Um ótimo modo pra fazer crianças e adultos chatos como eu comerem verduras e legumes sem fazer cara feia. Sucesso total! ;)

Se você fizer a receita, me conta o resultado, tá!?

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fiume Ticino

Nota: Todas as fotos do post são de arquivo pessoal

Depois de tanto reclamar do frio, da chuva, do vento, e do sol que insistia em não aparecer… meus problemas acabaram com os revolucionários produtos Tabajara!

No final de semana passado, finalmente apareceu a minha tão sonhada primavera, com tudo que tem direito! Muito sol, calor, flores pra tudo que é lado, suor, eu sem roupa de primavera/verão.

Eu e marido aproveitamos pra fazer uma caminhada até o rio que tem aqui na frente de casa, o Fiume Ticino. Passando pelo Parco Ticino.

DSC_9404Parco Ticino às 19:00h

O Fiume Ticino é o segundo maior rio italiano em volume de água. O rio cruza a Suíça setentrional e a Itália meridional.

DSC_9443Fiume Ticino

O Ticino tem a extensão de 248km, no total, e é um dos menos poluídos da Itália. O povo aproveita, principalmente no verão.

Mas como a primavera resolveu chegar chegando, o povo também não perdeu tempo!

     DSC_9422DSC_9423

DSC_9420

Em 2002 o Valle Ticino, que compreende o parque e rio, foram decretados Patrimonio da Humanidade pela UNESCO.

A rota do Ticino é muito grande, e linda. Então, se você der uma passadinha pelo norte Itália, mas exatamente na região da Lombardia, tente visitar o Parco del Ticino. É um passeio que você não vai se arrepender!

Mas como nem tudo são flores, e a gente nunca está satisfeito recomeço a reclamar. Não do clima, que está ótimo, mas do excesso de pólen, e dos pernilongos-carapanãs-mosquitinhos que já começaram a aparecer. #NotCool - marido que o diga…

segunda-feira, 8 de abril de 2013

É primaveeera, te amo!!

Só que não…

Aí que a primavera começou, oficialmente, do lado de cá dia 21 de Março. Eu toda contente com a possibilidade de usas menos roupa, tirar as havaianas do armário, sair de casa de manhã sem tremer, e parar de usar esse casacão que só me atrapalha. Entrei pelo cano… (um beijo Murphy!)

A tal da primavera não só se atrasou, como ainda engatou a marcha ré! É mole?!

PhotoGrid_1363607346798

Dia 22 de Março – É primaveeeera (??) te amo!

2013-04-08 15.38.152013-04-08 15.38.23 

3 da tarde – Céu azul em contraste com o verde das árvores…

IMG_20130408_124757

08 de Abril – Ar fresco e roupas coloridas. Todo mundo mais disposto e feliz!

 

Alguém sabe onde essa moça tá se escondendo, heim?? Ofereço até até recompensa pra quem a encontrar, de preferencia viva!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Brasil, Romênia e essa globalização

Da série: Quando eu penso que já vi/ouvi tudo…

10.124 quilômetros separam o Brasil e a Romênia, é muuuuito longe!

E pra falar a verdade, em terras tupiniquins a gente nem ouve muito falar nesse país, né? Eu, pelo menos, não me lembro de ter ouvido ou aprendido coisas importante sobre a Romênia e os romenos.

Eu jurava que Brasil e Romênia (ou Romania) não tinham nada a ver um com outro. MAS ontem a noite eu apertei o botão errado do controle remoto, e me apareceu o canal “Romania TV”. Na hora, estavam passando uns clipes musicais, assisti o primeiro e tubo bem. Quando começou o segundo vídeo eu virei a Maysa meu mundo caiiiiiu…

Me deparei com isso:

Que na hora me lembrou do Arrocha (ritmo bastante difuso no Norte e Nordeste do Brasil):

E aí, comunidade, o que vocês me dizem??

A) Murphy e seus ensinamentos…

B) Um se inspirou “ligeiramente” no outro. Tsc tsc…

C) Poderes da globalização e do youtube

D) TUDO CULPA DO MICHEL TELÓÓÓÓÓ!!!!

A minha única esperança é de que o hit Romeno não se transforme no novo “Ai se eu te pego” do verão, pelos lados daqui.

Tirem esse “GIGUI GIGUI LAYLA, DILAYA” da minha cabeça, pleeeeeaaaase!!!!!

 

PS: Eu não conheço, nem estou fazendo comercial de nenhuma banda, heim. ;-P

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Meme sobre o blog: Conhecendo melhor

Vi esse meme nos blogs das lindas Gisley e Wilqui, parecia fácil de fazer e também uma boa oportunidade pra vocês saberem um pouco sobre a minha experiência com o blog. Então aí está!

Sinta-se livre e convidada(o) pra responder, se quiser.

1- Como escolheu o nome do blog?
Eu queria muito um título que tivesse o meu nome ~ou parte dele~ incluído, pra ficar uma coisa mais pessoal, sabe? Pedí algumas sugestões, e aí veio o (Manu)escritos do lado de lá.

2-Quanto tempo se dedica ao blog?
Comecei sendo bastante regular, mas devido ha grandes mudanças diminuí meus textos. Infelizmente (parece até karma ou destino) toda vez que volto a escrever alguma coisa não muito boas, q me fazem parar novamente.

3-Já teve algum problema com comentários de anônimos no blog?
Sim, vários. A partir daí, comecei a moderar os comentários.

4-Você se inspira em outro blog? Qual?
Quando leio um assunto que discordo ou penso em ter algo a acrescentar, trago pro meu blog e tento mostrar a minha opinião.

Mas como eu geralmente escrevo sobre aquilo que acontece comigo, são os escritos da Manu ~(Manu)escritos~ pessoais.


5-Quanto tempo está na blogsfera?
Criei o (Manu)escritos em Fevereiro de 2011, mas antes dele eu tinha um outro blog desde 2009. Fazendo as continhas… 4 anos!

6-Qual blog visita todos os dias?
Os que geralmente estão atualizados nos dias que eu me conecto.

7- Quantos blogs visita por dia?
Não tenho um numero pra isso, vou lendo, lendo, lendo e aí já viu, né!                          Como eu leio mais do celular, quando estou na rua ou esperando alguma coisa/alguém fica mais difícil comentar.


8-Quantos livros ler por mês?
Entããão… que adoraria ser uma leitora voraz. Tenho muitos livros, e compro sempre muitos outros. O “póbrema” é que enjôo muito fácil e rápido. Ou seja, compro o livro, me empolgo e começo a ler, me enjoô e deixo o bichinho na estante lido pela metade.
  Shame on me, i know, i know… =/

9-Você já ficou sem inspiração para postar? Como superou isso?
Sim, acho que é normal. Parei de escrever, resolvi minhas coisa, coloquei as ideias em dia e depois voltei.


10-Pretende mudar algo no blog em 2013?
Mudar, mudar, mudar… não. No momento não.                                                              Mas gostaria muito de aumentar minha frequência aqui no meu blog, e minha participação nos blogs que acompanho.

Eu também queria ter mais interação com você, que me lê, mas ainda não sei como fazê-lo. Se você tiver alguma ideia ou sugestão, vou ficar mega feliz se você me contar. ;-)