Esse ano serà o meu terceiro natal na Italia, e acho que jà posso escrever sobre algumas curiosidades e tradições daqui. Eu sei que cada famìlia tem suas pròprias tradições natalinas, e claro, a minha lista è baseada sò nas coisas que eu vì até agora. Lembrem que a Italia é grande, e cada região tem costumes diferentes e muito marcantes.
- Um dos maiores sìmbolos natalinos por aqui (junto com a àrvore, claro) é o presépio. Algumas famìlias dão atè mais importancia à manjedoura, que ao pinheirinho. Algumas cidadezinhas tem a tradição das “vie dei presepi” (ruas dos presépios). Os pròprios moradores fazem grandes presépios nas cantinas ou garagens de casa, e deixam o local aberto para visitação. Quase uma atração turìstica. E’ lindo!
Presépio feito em uma garagem, aberto à visitação, na cidade de Gubbio, provincia de Perugia. (Fonte)
- Festa de Santa Lucia (13 de Dezembro), que seria um tipo de “dia das crianças”, ou previa do Natal. A tradição diz que na noite entre 12 e 13 de Dezembro, Santa Lucia passa pelas casas com o seu burrinho, para destrubuir lembrancinhas e doces para as crianças que se comportaram durante o ano. Muitas crianças escrevem cartinhas para Sta. Lucia na tentativa de convence-la que se comportaram bem e que merecem um presentinho. Ahah! Outras, deixam uma vasilha com leite e pão ou um pouco de palha pròximo a porta de casa antes de irem dormir, para oferecer ao burrinho de Sta. Lucia, quando ela passar durante a noite. E’ uma tradição muito bonitinha.
- Doces, muitos doces! Durante as festas de fim de ano, é comum ver vasilhas cheias de chocolatinhos e bombons dentro das casas. Sem falar na super produção homemade de tortas, bolos e biscoitos durante o mes de Dezembro.
- O
bom evelho panettone. Mas ele não é o rei absoluto da festa, não,! O Tronco Natalizio, è muito tradicional também. Ele é um tipo de bolo rocambole de baunilha, com recheio de chocolate, e cobertura de chocolate, decorado em forma de tronco ou ramo de àrvore, daì o nome! E o outro tradicionalìssimo das festas de fim de ano por aqui è o Pandoro. E’ tipo um panettone, mas com a massa mais fofinha como um bolo, sem aquelas frutas cristalizadas (eca!), e com açucar de confeitero por cima. E’ o meu favorito, e de muitos outros. Super delìcia!
- Não existe ceia de natal (!!). E’ isso mesmo, aqui nao existe a ceia na noite entre 24 e 25 de Dezembro. A verdadeira comemoração é feita no dia 25, com um almoço gigantesco. O que acontece no dia 24 é um jantar normal, porém à base de peixe (nada de perù #mimimi). Jà o almoço do dia seguinte è comida pra todo o lado! A refeição dura praticamente o dia inteiro e os pratos mais comuns sao lasanha, ravioli, cordeiro, lentilhas, assados, bacalhau e muitos outros. Ah, e ainda tem todos os doces e bolos, que falei antes! Ou seja,
mesmo sem perù e farofao povo vai pra casa rolando.
- Mercadinhos e feiras de Natal. São feiras com muitas barraquinhas sempre a tema natalino, com artesanato, ideias de presente, decoração para a casa, e claro, comida. Em especial, castanhas assadas, doces fritos e vinho brulè. Em Milão, uma dos maiores e mais tradicionais é a Fiera degli Obej Obej (Obei obei), que geralmente acontece a partir de 7 de Dezembro.
Fiera degli Obej Obej de dia e de noite
- Festa della Befana (dia da Epifania, em portugues). Aqui na Italia a festa da Epifania é muito popular. Celebrada no dia 6 de Janeiro, para a cultura popular a Befana è uma velhinha que viaja de casa em casa com uma vassoura voadora. Para as crianças que se comportam bem ela entrega doces, para as crianças que nao se comportaram, ela entrega pedaços de carvão. Jà para os adultos, a festa da Befana simboliza o fim das festas, e geralmente è nesse dia que as decorações de Natal são retiradas, e tudo volta ao normal.
Essas são apenas algumas caracterìsticas, que a mim pareciam curiosas. Quem souber de outros costumes, me conta! :D
E aì, onde voce mora, tem alguma tradição diferente e curiosa?
.