Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pavia, o Ticino e as enchentes

Pavia, capital da província homônina é uma cidade linda. Situada na região da Lombardia, norte da Itália, e com quase 80 mil habitantes, Pavia é a sede de uma das mais antigas e importantes universidades da Europa, a Università degli Studi di Pavia.

O Ticino é o rio que vai da Suíça meridional até a Itália setentrional, é o principal afluente do rio Pó (o maior da Itália). O rio Ticino mede 248km, é o segundo maior rio da Itália por volume de água, e um dos menos poluídos do país.

O rio Ticino corta Pavia, e é símbolo da cidade, tanto que um dos pontos turísticos mais importantes de Pavia é a ponte que passa sob o rio: Il ponte coperto.

2012-04-08 18.50.15Fazendo A turista – Abril 2012

Essa proximidade com o rio traz benefícios e prejuízos para a cidade. Uma das coisas boas é a grande fauna e flora que o Ticino nos proporciona, como o Parco del Ticino, declarado em Patrimonio da Humanidade pela UNESCO. Nos meses quentes, o rio se transforma na nossa “praia” e muitos Paveses vão lá pegar um bronze, nadar e fazer um churrasquinho farofaaa!

TicinoPraia Ticino

Apesar da beleza, o Ticino também sabe ser perigoso, e por ser ás margens do rios, Pavia é quase sempre em alerta quando as chuvas ficam mais frequentes, pelo alto risco de enchentes. As mais recentes aconteceram em 2000 e em 2009.

Em 17 de Outubro de 2000 a enchente foi tão grande, que foi considerada a maior enchente do século. Metade da cidade foi inundada, e o bairro mais prejudicado foi o Borgo Ticino, pela sua posição e por ser um pouco abaixo do nível do rio. A água invadiu as casas, e o bairro precisou ser evacuado. Até hoje é possível ver placas que sinalizam o nível di água durante a enchente.

A plaquinha azul nos muros de uma casa em Borgi Ticino, marca até onde chegou a água na inunduação de 2000. A plaquinha marrom marca o nível da água na enchente de 1994.

agua ticinoImagem: Fonte

Essa foi a situação em que o bairro Borgo Ticino ficou durante enchente de 2000. Notem que essas são casas de 2 e 3 andares.

alluvioneImagem: Fonte

E tudo isso pra dizer que nesse momento estamos em alarme. O outono tá castigando, faz uma semana que chove sem parar, e o nível de água do Ticino, e dos outros rios que próximos a Pavia estão aumentando sempre, mais e mais.

Há uma semana postei no instagram essa foto, que já mostrava o avanço da água, que engoliu os banquinhos e algumas árvores que ficavam próximos a margem, e a ciclovia já interditada.

IMG_20181037268911

 

Ontem a tarde o rio Seveso, que passa por Milão, começou a inundar vários pontos da cidade. Pronto, caos total! Trafego parado, estação de metro alagada, gente presa dentro do metrô, etc. Galeria de fotos.

Imagem: Fonte

Voltando a Pavia…

Essa noite os pontos mais próximos ao rio estão em alerta, mas as notícias sobre o tempo não são muito animadoras. Amanhã o tempo melhora, mas sábado e domingo a chuva deve voltar com força total!

Apesar de morar “em frente”  ao parque do Ticino, eu não tenho medo que a água chegue até aqui. Meu medo maior é pelo caos, e pelas pessoas que moram no Borgo que vão ter problemas grandes.

Pelo andar da carruagem, minha próxima aquisição na Ikea será:

Ikea

Faz um pensamento positivo aí por nós, plisi?!

Oremos, e esperemos que tudo fique bem!

.

5 comentários:

  1. Eita ferro, hein Manu? Essas fotos me deram medo! Felizmente não existem riscos de a água chegar na sua casa! Você mora em um lugar mais alto?

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa que o rio jà chegou nas casinhas!
      Eu moro teoricamente na frente do rio. Mas em meio tem todo o bosque do Parque do Ticino, e estamos em uma rua um pouco mais alta, sim. Pra agua chegar aqui, teria que ser uma enchente super mega grande. E rezamos pra que nao seja assim, nè!

      Um super beijo =*

      Excluir
  2. Que lugar lindo! To indo conhecer a Itália em janeiro, mas ñ sei se passarei por essa região. Vi que o seguro é obrigatório e eu ainda ñ contratei. Alguém pode me indicar uma boa empresa? Bjs, Karina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, seja bem vinda!
      Espero que voce aproveite muito a viagem! =)
      Se vc quiser, me mande um email e tento te dar uma dica sobre o seguro saude.
      Beijos

      Excluir
  3. Que triste Manu. Espero que as coisas tenham melhorado. Nesta época do ano, aqui no Brasil, sempre sofremos c/ enchentes tbm. :/ A Karina perguntou sobre seguro, qd viajo para fora, fecho c/ a www.touristcard.com.br Eles dão um desconto c/ quem apresentar o cupom da promo. Se eu ñ me engano é este: tourist15. bj, Rafaella.

    ResponderExcluir

Vou adorar ler o seu comentário aqui!

Obrigada. =)

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers