Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Praticamente a Dona Benta…

Olá todo mundo!

Eu já contei pra você que nunca fui o exemplo de dona de casa, que a mamãe queria me ensinar a ser, né? Mas eu esqueci de dizer que pelo menos uma coisa eu adorava fazer, cozinhar!

Não cozinhar por obrigação, aquela feijoada adubada de domingo, não. Mas eu adorava, e ainda adoro, passar um tempão em blogs e sites de culinária, salvar as receitas com as fotos mais bonitas (esse detalhe é muito importante!) e correr pro mercado, comprar os ingredientes pra tentar fazer em casa. Na maioria das vezes, eu gosto de fazer doces/sobremesas, e olha que eu nem gosto de comer doce… vai entender.

Aqui na Holanda foi que eu tive que cozinhar comida de verdade, senão ia morrer de fome até o noivo chegar do trabalho, e ir pra cozinha… =P Mas tô até descobrindo que eu gosto disso muito mais do que eu pensava, e até já comecei a planejar em fazer um curso de culinária no futuro. Portanto, pra comemorar a minha empolgação e evolução dos dotes culinários resolvi começar hoje a categoria de “receitas” aqui no blog.

Minha intenção é postar as receitas que eu testei e foram aprovadas por mim, ou pelo Pi. Mas relaxa, não são receitas difíceis e elaboradas, até porque ainda sou  iniciante no negócio e eu ODEIO com todas as minhas forças aquelas receitas que você precisa passar o dia todo atrás do fogão. Eu gosto de fazer comida simples, prática e rápida.

Então vou começar com o doce, que eu fiz no ultimo final de semana!

Rocambole de baunilha com geleia de morango

rocambole

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 100g manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 gemas de ovo
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 claras batidas em neve
  • Geleia de morango (ou do sabor que você preferir)
  • Papel manteiga

Em uma tigela grande, peneire a farinha e o fermento. Reserve

Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve.

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte as gemas, uma a uma, batendo bastante a cada adição. Junte a mistura de farinha, alternado com o leite (farinha/leite/farinha/leite/farinha). Acrescente a essência de baunilha. Tire da batedeira. Junte as claras em neve, envolvendo CUIDADOSAMENTE com uma colher grande para incorporar. Forre uma assadeira retangular com papel manteiga e coloque a massa, e depois no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 15-20 minutos. Tire do forno após o teste do palito e deixe esfriar.

Tire o bolo da assadeira com ajuda do papel manteiga e passe a geleia nele, como se fosse pão com manteiga. Depois é só ir enrolando o bolo fininho com ajuda do papel manteiga. Agora é só esperar os elogios.

Se você tentar, volte aqui e me conte o resultado. =)

.

3 comentários:

  1. Menina dona Benta ficou no chinelo, rss DILICIIIIIA. pena que meu marido nao curte doces, entao eu nunca faco, pra engordar sozinha rss é luta!!!! rsss bjs

    ResponderExcluir
  2. Posso ser a "provadora" oficial?? Já querooooo, aqui em Belém tu não fazia isso pra mim. Sorte tua que gosto dos teus cupcakes, por falar nisso, tô esperando um post sobre este assunto.

    rsrsrs

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  3. Não é difícil não.Tenho que tentar essa aí!Obg pela dica :)!

    Bjos

    ResponderExcluir

Vou adorar ler o seu comentário aqui!

Obrigada. =)

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers