Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Um belo dia resolvi mudar…

Ha quase um ano escrevi sobre a minha rehab capilar, lembra?

Pois é, agora finalmente posso dizer (e mostrar) que libertei os meus cabelos!

Desde que eu me entendo por gente, eu sempre odiei o meu cabelo, porque ele não era nem cacheado nem liso. Era um ninho, sem forma, grosso, cheio e sempre embarassado.  Quando eu era pequeninha minha prima que o penteava, e fazia os cachinhos com creme para eu ir a escola. Mas conforme fui crescendo eu não conseguia cuidar do bebelo, e muito menos domá-lo, aí virava aquela farofa.

manu35 anos de idade e muito estilo. Ahahaha!

Quando eu já era mais grandinha e comecei a me virar sozinha com as madeixas, elas estavam sempre ou presas ou com um quilo de creme, que eu jurava, ajudava a diminuir o volume.

Me lembro de uma foto em que estava com o cabelo solto, depois de um dia de brincadeira. Imagina, o cabelo tava no melhor estilo blackpower. E meu irmão FDP levou a maldita pra escola, e mostoru pra todos os meus colegas. Resultado: por um bom tempo fui a protagonista das piadinhas de “nega do cabelo duro”… e a minha vergonha nunca foi tão grande.

Escova, chapinha, relaxamento, nada dava jeito na juba, então aos 15 anos eu conheci o alisamento químico (escova definitiva, etc). E foi um sonho ver meu cabelo solto, jogá-lo pra lá e pra cá… me sentia num comercial de shampoo. A Diva!!

Por quase dez anos foi tudo lindo e maravilhoso. Mas sabe quando você não se sente mais você?? Pois é, eu comecei a não me sentir eu mesma, com aquele cabelão, com os retoques, com o cheiro horrível do produto, e as horas intermináveis sentada pra alisar. Enfim, queria me encontrar. E aceitar do jeito que eu nasci, com os cabelos que eu nasci. Minha família nunca apoiou a minha idea de voltar ao natural. Porque diziam que ia ficar feio, que ia ser difícil de cuidar, q eu não ia ter paciência, bla bla bla… E eu aceitei.

Quando me mudei (de casa, cidade e país) o bicho pegou, porque eu sabia que aqui não ia encontrar ninguém que soubesse alisar meus cabelos. Poderia até encontrar, mas iriam me cobrar uma fortuna e teria o risco de acabar com meu cabelo pela mudança de produtos e técnica usada. E como eu já não tava mais afim de alisar, foi “juntar a fome com a vontade de comer”, como diz minha mãezinha. Ahahah!!

Desde que me mudei já comecei a me informar sobre como cuidar dos cabelos cacheados, ver fotos de como ficaria durante o processo de transição (entre a química e o natural), e tudo mais. Quando a raiz já estava muito evidente, depois de 7 meses mais ou menos, e eu não conseguia mais disfarçar a diferença de textura do fio, me emputeci resolví cortar o mal pela raiz. Ou melhor, deixar só a raiz! =)

Novembro 2012 - Tcharaaaam!

Eu nem me lembrava mais como era o meu cabelo natural, e por mais que num primeiro momento a mudança tenha sido muuuito grande, eu me senti tão bem, me senti livre, me senti eu mesma.

A partir daí, meus cachos começaram a ressurgir, eu me sentia mais linda e poderosa a cada dia, e não me arrependi nenhuma única vez de ter abandonado o alisamento. Me reencontrei comigo mesma.

Depois de quase 9 meses do meu big chop meus cabelos continuam crescendo, enrolando e eu amando do jeitinho que ele é, com todo o volume, embarasso, nózinhos e frizz.

Eu aprendi a cuidar do meu cabelo, a domar e a respeitar ele.Hoje minhas madeixas não vivem presas num elástico, pelo contrário, eu vivo balançando a cabeça pra cá e pra lá. E deixa eu te contar oh, recebo altos xavecos por causa dos cachos, viu! (Que o marido não leia) Ahaha!

P1030535

Junho 2013 – In love with my curls

Se eu já tô me sentindo agora, imagina quando crescer até onde eu quero… =*

14 comentários:

  1. Menina, adorei seus cachos. Estão lindosssss! Deve mantê-los sim. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vida(o) e muito obrigada!
      Vou continuar cacheada, pode ter certeza. :)
      Beijo

      Excluir
  2. Manu, que cabelo lindo! ficou maravilhoso mesmo... =)

    Voce sabe q eu sou do mesmo time que voce... Cabelao cacheado, jubao! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada , Lu!
      Jubas unidas jamais serao vecindas! Ahahahah
      Um beijo

      Excluir
  3. Seu cabelo está lindoooo! Muitas vezes nos deixamos influenciar pela opinião dos outros quando somos crianças. Isso também aconteceu muito comigo. Quando fui ao Brasil em novembro e minha tia viu meu cabelo natural, a primeira coisa que ela me perguntou foi: "Não vai fazer uma progressiva nesse cabelo não?". Respondi: "Não, não. Me sinto ótima assim." E me sinto mesmo. Agora ninguém mais me influencia. E o bônus é que meu marido adora e diz que eu fico com cara de selvagem. Grrrrrr! hahahahah. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois è, Lari... enquanto tava no Brasil eu tbm nao consegui assumi-los por falta de apoio. E na primeira vez que voltei na minha cidade com os cabelos cacheados, um monte de gente veio me perguntar se eu nao ia "dar um jeito". Ninguém merece! --'

      Ahahha, muito selvagem! Grrrr! Essa foi òtima!
      Um beijo

      Excluir
  4. hahaha, essa Manu !
    Tá linda Manu!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo a mesma coisa, sendo que a minha juga é mais domada, pois meus cabelos são ondulados, não cacheados, mas também decidi parar com a ditadura da chapinha e assumir-me como nasci.
    Desde que vi seus cachinhos fiquei admirada, estão lindos mesmo e vc ficou até mais bonita.

    Inídia

    ResponderExcluir
  6. Manu, que cabelo lindo! Sério, fiquei babando. Meu cabelo nao é nem um nem outro também, ele nao eh liso e nem eh encaracolado bonito assim que nem o seu, entao ou eu passo chapinha ou eu uso o babyliss :) Eu queria muuuuuuito lavar o cabelo e deixar ele aos ventos, mas eu ainda nao me libertei hehehe

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcelinha!
      Pois è, eu tbm demorei muito pra me libertar, acho que è um processo de autoaceitaçao, e de "fuck the opinion of others" ahahaha! =P
      No dia que vc lavar seu cabelo e sair por aì sem se preocupar se tà bonito ou nao, pros outros... vc vai amar e continuar a ser linda! Tenho certeza ;)

      Um beijo

      Excluir
  7. parabéns seus cabelos ficaram lindos,
    os meus também são indecisos, nem lisos nem cacheados, mas eu gosto deles assim.
    porque eles ficam cacheados, se eu quiser, e se quiser lisos basta fazer uma escova .

    baci

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii, caí de para-quedas aqui e adorei seu blog...
    menina, mas 'ques' cachos lindos! *-* amei
    fiz três progressivas no meu, a última não deu muito certo, não sei se foi porquê foi uma moça diferente das outras vezes quem fez...não sei :( mas ele já cresceu um tantão, já saiu praticamente tudo... minha vontade é de assumir meus cachos mas ainda não consigo haha
    bjs

    ResponderExcluir

Vou adorar ler o seu comentário aqui!

Obrigada. =)

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers